junho 04, 2018

A hipnose e a luta contra a dependência do cigarro

O tabagismo é considerado há muito tempo uma epidemia global. O tabaco mata mais de sete milhões de pessoas por ano, das quais cerca de 900 mil são não-fumantes que morrem por respirar o fumo passivo. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, quase 80% dos mais de 1 bilhão de fumantes em todo o mundo vivem em países de baixa e média renda, nos quais o peso das doenças relacionadas ao tabagismo é maior.

No dia 31 de maio é comemorado no mundo todo o Dia Mundial sem Tabaco para alertar sobre os riscos do tabagismo e defender políticas para reduzir seu consumo.

De acordo com a Revisão da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID-10, 1997), o tabagismo integra o grupo de transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de substância psicoativa e também, é considerado a maior causa isolada evitável de adoecimento e mortes precoces em todo o mundo.

Para tratar a dependência do tabaco, é preciso atuar em duas frentes: a parte química e emocional do problema.

Há pesquisas que dizem que o corpo começa a se recuperar do vício químico da nicotina a partir de 7 dias sem a droga, porém, não podemos dizer o mesmo da dependência emocional do tabaco. O trabalho terapêutico requer dedicação e técnicas mais precisas são as que tem dado mais resultado.

 

 

A hipnose é reconhecida como umas das principais técnicas terapêuticas na luta contra o tabagismo. Muitas pessoas querem e estão dispostas a parar de fumar, porem existe “algo” em suas mentes que impedem que obtenham sucesso. É uma questão muito complexa que pode estar enraizada em outros fatores emocionais como ansiedade, solidão, vazio emocional, stress…o tabaco é um ótimo compensador de ausências.

Uma das formas de acabar com a dependência emocional do tabaco é durante o tratamento, o hipnoterapeuta eliminar o símbolo negativo representado pelo cigarro e o substituir por um neutro.

Assim, estimula o paciente para que este ponha em ação os seus mecanismos inconscientes que o levarão ao encontro de um símbolo positivo válido e com o mesmo potencial do que foi eliminado. O paciente elimina o cigarro não por imposição, mas porque ele já não representa mais nenhum atrativo, prazer, desejo ou necessidade.

A hipnose busca a solução do problema através da reeducação do inconsciente/subconsciente, que, na verdade, comanda e domina todo o nosso ser. Para isso, obviamente, é necessário a pessoa querer de fato eliminar a dependência.

A hipnoterapia tem condições de mapear os impactos de um vício em cada mente, por isso seu método é tão eficaz.

Alex Cruanes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *