junho 19, 2017

A hipnose na gestão das emoções

Seja de forma direta ou através dos sintomas de uma patologia, os problemas relacionados ao desequilíbrio das emoções são as causas mais frequentes na procura de atendimento terapêutico. O nosso corpo tem duas maneiras principais de nos comunicar que está adoecendo, através da dor ou da febre, já a nossa mente quando não está bem emite outro tipo de alerta: através das emoções e sentimentos.
Vale lembrar que sentir emoções e sentimentos é natural e saudável, patológico é não vivencia-las. Porém quando as emoções e os sentimentos estão desequilibrados, descompensados, descontrolados, aparecendo de forma recorrente e constante, esses são indícios de que nossa vida mental/emocional não está bem e está precisando de ajuda.


Segundo pesquisa da Catho, 80% das demissões de grandes executivos em empresas não são pela ausência de habilidades técnicas, mas sim por questões comportamentais, como falta de relacionamento entre os colegas, desrespeito, agressões, desmotivação para a tarefa, entre outras problemáticas que envolvem a gestão emocional.
Muitas separações são motivadas pela falta de controle das emoções do casal e na tarefa da educação dos filhos é muito comum ver os pais se descontrolarem com sua prole por falta de equilíbrio emocional.

Mas o que nos leva ao descontrole das emoções?
Muitos são os motivos. Viver uma vida sem sentido, viver constantemente sobre cobrança ou ameaça, ter uma vida muito ativa com poucas pausas ou descanso, tomar suas decisões mais baseadas na fuga da dor ao invés da busca do prazer/felicidade entre outras. Mas cada caso é um caso, e a experiência clínica nos mostra que a causa do desequilíbrio costuma ser muito pessoal e muitas das vezes não é o que parece ser.
Como saber se estou emocionalmente equilibrado?
Ficar triste diante de um fato ruim que nos aconteça é normal, se manter melancólico por muito tempo é sinal de alerta, pois pode desencadear uma depressão. Ficar com medo diante de uma situação de perigo é necessário, mas não querer sair de casa já é preocupante, pois pode virar uma síndrome de pânico. Sentir raiva é natural e saudável, mas atacar alguém já é sinal de descontrole. Ficar com pressa para resolver uma situação urgente é comum, mas manter o pensamento acelerado o tempo todo é desarmonia e pode levar à patologia.
O desequilíbrio e instabilidade emocional são os alertas que a mente nos envia mostrando que estamos a um passo de adoecer.
Como a hipnose pode me ajudar?
A hipnoterapia se provou a técnica terapêutica mais eficaz para a gestão emocional e controle de nossos estados emotivos.
No tratamento com a hipnose, o primeiro passo é descobrir quais são os gatilhos mentais e emocionais que desencadeiam o desequilíbrio emocional no cliente, o próximo passo é desativar esses gatilhos e colocar no lugar outros gatilhos emocionais positivos.
Desativando os gatilhos que desencadeavam o desequilíbrio emocional e colocando gatilhos fortalecedores, o cliente se sente mais seguro e mais equilibrado, com isso pode-se avançar no tratamento e descobrir a causa emocional que levou o cliente ao desequilíbrio de suas emoções. Trabalhando a causa da questão o desequilíbrio emocional se sessa. O cliente se sente novamente no controle e gestão de suas emoções e volta a ter uma vida normal, plena e equilibrada.
A hipnoterapia também é considerada uma excelente ferramenta para autoconhecimento emocional, pois a partir do tratamento o cliente reconhece melhor suas emoções, sabendo quando estão equilibradas ou quando estão perto de sair do controle.
Além de ajudar o cliente a equilibrar suas emoções e sentimentos, o hipnoterapeuta ensina seu cliente a fazer auto-hipnose, poderosa ferramenta para a autogestão das emoções. Com a auto-hipnose a pessoa consegue entrar em estado expandido da mente e rapidamente equilibrar seu estado mental e emocional na hora que quiser e quando quiser, sem mais precisar da ajuda do profissional para isso.
Gerir e manter o equilíbrio das emoções e sentimentos é fundamental para uma vida plena e feliz.
ALEX CRUANES
Hipnoterapeuta
Diretor da Hipnose Clinic

Alex Cruanes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *