Sabe aquelas noites em que você deita na cama e mil pensamentos passeiam pela sua mente, levando você a ter dificuldade para relaxar e ter uma boa noite de sono? Sabe também quando você fica sem paciência e irritadiço com pessoas de ritmo lento? Ou quando está fazendo algo mas pensando na próxima coisa a fazer e na próxima e na próxima e sofre por antecipação? Pois bem, você pode estar sofrendo de uma síndrome moderna chamada Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA).
A Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA) é uma ansiedade com características novas, embora tenha alguns sintomas semelhantes aos transtornos clássicos de ansiedade. A Síndrome se caracteriza principalmente pela hiperconstrução de pensamentos em velocidade extremamente alta levando a pessoa a fadiga mental, ao stress e a ter dificuldades no sono.
Segundo o Psiquiatra Augusto Cury, o descobridor desse transtorno, o (SPA) atinge mais de 80% da população mundial entre adultos e crianças.
Os sintomas são: dificuldade pra dormir, fadiga ao acordar, sofrimento por antecipação, irritabilidade, baixo limiar para frustrações, dificuldade em lidar com pessoas lentas, déficit de concentração, de memória, transtorno do sono e sintomas psicossomáticos, como dores de cabeça e muscular. Mais de três desses sintomas já caracteriza a síndrome o que reflete um cérebro esgotado.
Todos estes sintomas listados acima são as consequências físicas de uma mente sobrecarregada, que atua diretamente no desequilíbrio das nossas emoções. O sentimento perante esta desordem mental é de impotência, aborrecimento por não conseguir relaxar, o que vai minando, dia após dia, nossa capacidade de resiliência, de ter controle sobre as nossas reações. Segundo Cury “a hiper aceleração do pensamento devido ao SPA podem desencadear diversas doenças, como doenças psicossomáticas , o transtorno do Pânico e até predispor uma pessoa a desenvolver uma Depressão por não ter filtro emocional”.
Uma das principais causas da SPA é a quantidade excessiva de informações que recebemos hoje em dia, o que está diretamente ligada ao surgimento da internet, dos smartphones e seus milhares de recursos. Em 10 anos (quando entramos na era digital), nosso cérebro teve de se adequar a um novo fluxo de recebimento de informações e responsabilidades. Esse excesso tem propiciado o desenvolvimento de novas doenças e condições mentais que estão diretamente relacionados com os distúrbios do sono.
As pessoas que são avaliadas constantemente por conta de suas obrigações profissionais, são as pessoas mais vulneráveis a desenvolver a síndrome, não conseguem relaxar a mente, por medo de não bater a meta ou mesmo de perder o emprego . Exemplo, bancários que além de cumprir com suas funções tem uma preocupação excessiva em bater a metas impostas pelo banco. Os empresários também entram na lista, devido as muitas tarefas e obrigações a cumprir e preocupação com a saúde financeira da empresa.
Sendo difícil mudar a realidade atual das obrigações que as profissões exigem e nem mesmo mudar a rota do mundo moderno, como posso adequar o meu estilo de vida para não sofrer com este novo tipo de ansiedade? A chave está no equilíbrio mental e na gestão das emoções!
E como a hipnoterapia pode me ajudar?
Entrar em estado de hipnose por si só, já é extremamente terapêutico nesses casos. Quando se está em estado de hipnose, nossas ondas mentais emitem uma frequência baixa (Alpha) nosso corpo relaxa profundamente, nossa mente desacelera e se mantem focada em um único pensamento. Sendo assim, recomendo sempre para essas pessoas a auto-hipnose, sendo uma técnica de auto aplicação onde o sujeito entrar em estado de hipnose sozinho. Uma vez o hipnoterapeuta colocando a pessoa em estado de hipnose ele cria um comando na mente sub-consciente para que a pessoa entre nesse estado de maneira segura, rápida e eficaz.
A auto-hipnose ajuda a desacelerar a mente depois que essa mente ficou desorganizada, mas para resolver a questão é necessário um tratamento mais profundo.
O tratamento com a hipnose é um método muito eficaz para tratar as causas dos sintomas, o foco é resolver a questão na causa, para que os sintomas não mais apareçam.
O que acontece com uma mente que está com SPA é um desencadeamento de gatilhos mentais e emocionais que disparam esses sintomas, sendo assim, o papel do hipnoterapeuta é descobrir quais são esses gatilhos e desativar esse mecanismo automático do cérebro.
As sessões de hipnose fazem com que a mente saia do piloto automático devolvendo ao cliente o efetivo controle dos pensamentos e das emoções. Reequilibrando e reorganizando a mente, fazendo com a mesma entre em equilíbrio.
Não deixe mais a sua mente ditar os seus pensamentos e reações. Aprenda a ter mais controle mental e emocional e viva uma vida mais feliz!
ALEX CRUANES
Diretor Clinico – Hipnose Clinic
11 4653 0063 / 96020 2806
www.hipnoseclinic.com.br