novembro 10, 2020

Estupro: saiba como eliminar a dor emocional causada por este trauma

A violência contra a mulher, com o passar da história, extrapolou a definição jurídica do que é estupro e estendeu-se para a área da saúde, especialmente da saúde mental. A medicina aponta que as vítimas de estupros tem chances altíssimas de desencadear transtornos de estresse pós-traumático, de ansiedade, de depressão, alterações de humor e no sono, distúrbios sexuais, além de comportamentos suicidas. 

O prejuízo dos vínculos afetivos e sociais também são recorrentes nesses casos, acarretando perda na qualidade de vida.

Do ponto de vista da saúde mental, sabemos que a ansiedade, nos casos de violência sexual, se manifesta em forma de culpa, medo e vergonha. Outras reações como tristeza e pesadelos, baixa autoestima também são facilmente encontradas. 

Na vida sexual, o estupro também pode afetar especificamente a qualidade vida sexual da vítima: a pessoa pode perder a capacidade de relacionar-se com pessoas e desenvolver distúrbios físicos. Todas essas manifestações podem virar sintomas crônicos de uma vida marcada pelo trauma. 

O processo terapêutico para vítimas de estupro deve ser estruturado para a reduzir os sintomas dos níveis de estresse e do sofrimento psíquico para que a paciente comece a sair do estado crônico de sofrimento. Mas mais do que é isso, é preciso ressignificar o trauma para eliminar as dores emocionais e dar um novo sentido às relações com o outro e com ela mesma. 

Na Hipnose Transpessoal, ressignificar não significa esquecer os fatos – o que é impossível – nem mesmo tentar esconder os sentimentos, mas sim criar novos caminhos que faça com que a vítima não acorrente seus desejos de vida ao trauma.

O trauma é uma memória carregada de carga emocional negativa, ou seja, quando nos lembramos de um fato traumático, automaticamente sentimos as sensações, emoções ou sentimentos ruins derivados do trauma. 

A mente emocional (sistema límbico) não sabe a diferença do ontem, hoje e amanhã, para a mente emocional tudo é agora. 

Sendo assim, uma pessoa que já foi vítima de estupro, inconscientemente traz para o presente as mesmas sensações e sentimentos que sentiu por ser abusada no passado. 

Então o que fazer?

Neutralizando as emoções, sensações e sentimentos ruins, a memória permanece mas não será mais traumática, será apenas uma memória como outra qualquer, sem significado emocional algum, será apenas uma lembrança de algo ocorrido para um possível aprendizado, mas não mais trará dor e nem deixará a pessoa presa a essas lembranças. Eliminando o trauma os gatilhos não ficam mais ativos, sendo assim, o que estava bloqueando, dificultando e limitando a pessoa passa a não acontecer mais.

Não é possível apagar o estupro, mas é possível criar laços de confiança com as pessoas. Assim como é possível viver sem medo ou vergonha, desinstalando da mente toda dor gerada a partir do trauma. O autoconhecimento também é uma das vias que a terapia através da Hipnose utiliza para que a vítima identifique seus mecanismos de defesa e dê a eles um peso real, sem ser dominada pela dor. 

Você já foi vítima de algum crime sexual? Se sentiu importunada indevidamente no transporte público, mas se sentiu acuada pela cultura do estupro? Sofreu algum tipo de violência sexual na infância?  

Você não está sozinha.  Com sessões de hipnose é possível te ajudar a compreender que o que aconteceu não foi sua culpa. Também é possível ressignificar a experiência e eliminar sentimentos destrutivos. 

Busque ajuda na Hipnose. 

PATRÍCIA GUIMARÃES

Diretora Clínica e Sócia da Hipnose Clinic

Alex Cruanes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *