A visão do homem como um todo em relação ao Universo sempre esteve presente nas culturas antigas, mas em um determinado momento, para a ciência, apenas poderia ser tido como “passível de tratamento”, aquilo que tinha evidências comprovadas no universo fisiológico. A terapia seguiu por centenas de anos como um complemento aos tratamentos médicos e somente nos últimos 50 anos foi ganhando forças para romper barreiras e interligar técnicas. A psicologia transpessoal, então, encontra um caminho para ser desenvolvida e mostra para a comunidade científica que não se trata de perder de vista a razão, mas de não de tomar como única referência ou verdade absoluta dentro de um processo terapêutico.
Transpessoal significa, literalmente, estender-se além do pessoal, transcender os limites do ego, do espaço tridimensional e de tempo linear, que tanto “restringem nossa percepção do mundo no estado ordinário de consciência”, como define Stanislav Grof.
Neste universo, foi criada a Hipnose Transpessoal, um método terapêutico integrativo criado por Alex Cruanes e Patrícia Guimarães que vem sendo desenvolvido ao longo dos anos com excelentes resultados, que tem o principal objetivo de levar o cliente a um estado de expansão da consciência. Descobrir e equilibrar as necessidades que não estão sendo atendidas e que por isso causam desequilíbrio, seja uma necessidade do “Eu” (segurança, estima, amor e pertencimento) ou uma necessidade Transpessoal (missão de vida, alma, espiritualidade). Um nível riquíssimo e profundo de autoconhecimento encontrado apenas na mente superconsciente.
A Hipnose Transpessoal é uma abordagem terapêutica dentro da hipnose clínica que utiliza em seu arcabouço teórico as disciplinas da Psicologia Transpessoal e a Psicossíntese, integrando as técnicas e conceitos da PNL (Programação Neuro Linguística) tem por objetivo a melhora da saúde emocional das pessoas, a diminuição dos sintomas de diversos transtornos da mente e da psique e levar o cliente a um processo de autocura.
Sua principal ferramenta terapêutica é a Hipnose. Desenvolveu a sua própria indução (técnica que leva a pessoa ao estado do transe) levando o individuo a um EAC (estados alterados na consciência) com o objetivo de levar a pessoa a um estado de expansão da consciência.
É uma abordagem que trabalha os aspectos da espiritualidade e integra a religiosidade e crenças religiosos dos clientes em seu processo terapêutico, com o objetivo de trazer um melhor resultado clínico e aumentar a satisfação na terapia.
É na mente superconsciente que está a parte Transpessoal do pensamento, a conexão com o divino, com o nosso Eu Superior, o que faz com que nos conectemos como a nossa essência, nosso lado luz buscando respostas e soluções para as mais diversas problemáticas da mente, do corpo e das emoções.
Ainda há os que têm experiências religiosas profundas a esse nível.
A Hipnose Transpessoal estuda e trabalha diretamente neste estado da mente, levando as pessoas a autodescoberta profunda, a inspiração, a cura espontânea, a insights e muito mais.
É através desta conexão “espiritual”, habilitada pelo poder da mente subconsciente de sintonizar-se com a consciência universal ou com o poder do eu superior, que a verdadeira sabedoria, o conhecimento e o poder são alcançados, experimentando assim, verdadeiros processos de auto cura.
Objetivos
Um dos principais pontos trabalhados na Hipnose Transpessoal são as causas emocionais que deram origem ao desequilíbrio para assim eliminar de vez os sintomas.
O grande diferencial do método são as técnicas desenvolvidas com o uso da Hipnose, onde são trabalhadas as necessidades transpessoais do indivíduo, equilibrando a psique, mente e emoções.
Segundo Abram Maslow, o ser humano tem necessidades, desde as básicas até as transcendentais, que precisam ser atendidas e quando não atendidas podem causar desequilíbrio na psique e até doenças no corpo e na mente.
“Sem o transcendente e o transpessoal ficamos doentes, violentos e niilistas, ou então vazios de esperança e apáticos. Necessitamos de algo “maior do que somos”, que seja respeitado por nós próprios e a que nos entreguemos num novo sentido, naturalista, empírico, não-eclesiástico […]” Maslow
A Hipnose Transpessoal é muito mais que um método é um processo terapêutico que busca equilibrar a mente, as emoções e a saúde integral do ser através das principais motivações humanas que é trabalhar, eliminar os aspectos que fazem o indivíduo sentir dor e mostrar para a mente o que vai fazê-lo feliz!