Estamos no meio de um processo nunca antes visto no mundo. Provavelmente você já conhece alguém que ficou doente, talvez alguém próximo possa ter morrido durante a pandemia e seus questionamentos tem sido os mais profundos diante deste cenário doloroso.
A pandemia tem feito boa parte da sociedade experimentar, frequentemente, o estado de alerta, preocupação, confusão mental, stress e sensação de falta de controle frente às incertezas do momento.
Estima-se, que entre um terço e metade da população pode vir a sofrer alguma manifestação psicopatológica, caso não seja feita nenhuma intervenção de cuidado específico para as reações e sintomas manifestados. Os fatores que influenciam o impacto psicossocial estão relacionados a magnitude da epidemia e o grau de vulnerabilidade em que a pessoa se encontra no momento.
Entretanto, é importante destacar que nem todos os problemas psicológicos e sociais apresentados poderão ser qualificados como doenças. A maioria pode ser classificada como reações normais ao momento, mas com grandes chances de impactar a saúde mental e emocional que, se não acompanhadas podem se tornar um transtorno prejudicial após a pandemia.
A pandemia Covid-19 impacta os seres humanos de maneiras específicas. As principais delas são:
Medo de adoecer e morrer; Perder as pessoas que amamos; Perder os meios de subsistência ou não poder trabalhar durante o isolamento e ser demitido; Ser excluído socialmente por estar associado à doença; Ser separado de entes queridos e de cuidadores devido ao regime de quarentena; Não receber um suporte financeiro; Transmitir o vírus a outras pessoas.
Também é comum a sensação recorrente de: Impotência perante os acontecimentos; Irritabilidade; Angústia; Tristeza. Em caso de isolamento pode-se intensificar os sentimentos de desamparo, tédio, solidão e tristeza. As reações comportamentais tem causado alterações distúrbio no apetite e no sono, além de contribuir para conflitos familiares.
E como a Hipnose Transpessoal pode ajudar
A hipnose transpessoal é uma ferramenta muito eficaz para atuar em qualquer nível das emoções, seja em desconfortos passageiros, reações moderadas ao stress, processos de luto, ideação suicida, consequências do stress pós-traumático e também patologias já diagnosticadas.
Ao atuar diretamente na mente consciente e subconsciente, com a hipnose transpessoal é possível ajudar a pessoa a passar por esses processos emocionais independentemente do nível do problema.
Desta forma, a hipnose transpessoal ajuda a eliminar as dores emocionais, que te impendem de manter o equilíbrio em um momento complexo como este de pandemia. Com a hipnose trabalhamos o indivíduo para que evolua no processo, se libertando da dor, porém, mantendo o amor, a experiência, o aprendizado.
A Hipnose Transpessoal atua do início ao fim ressignificando os desafios, dando ao indivíduo a chance de escolher ser feliz mesmo em tempos incertos!
ALEX CRUANES
DIRETOR CLÍNICO DA HIPNOSE CLINIC